O site imagens Bonitas dando ênfase ao Outubro Rosa se preocupa e entende a importância em trazer aos nossos leitores o cuidado e seu bem-estar. Dessa maneira compreendemos a relevância de instruir o caro leitor acerca da notoriedade da análise precoce do câncer de mama.
A seguir verifique, leia e entenda mais sobre esse movimento.
O que significa Outubro rosa (Pink October) ?
Outubro foi designado como o Mês Rosa para conscientizar as pessoas preocupadas com a doença, incluindo a identificação precoce e os sinais e sintomas associados ao câncer de mama.
Estima-se que quase 30% dos cânceres diagnosticados em mulheres são câncer de mama. Cerca de 5 a 10% dos cânceres de mama são hereditários, o que significa que resultam de alterações genéticas, a cada ano 1,7 milhão de mulheres são diagnosticadas, mais de 500.000 morrem da doença. Em ambientes com poucos recursos, a maioria das mulheres com câncer de mama é diagnosticada em estágio avançado da doença, resultando em baixas taxas de sobrevivência. Destacando que 90% dos cânceres de mama em estágio inicial são curáveis, muitas vezes com tratamentos que conservam a mama. Embora seja muito raro, os homens também podem ter câncer de mama (1 em cada 100 diagnosticados com esse tipo de câncer).
Como e onde surgiu?
Tudo começou nos Estados Unidos com a Sociedade Americana do Câncer e uma empresa farmacêutica (agora conhecida como AstraZeneca) fundaram o Mês de Conscientização do Câncer de Mama (BCAM) em 1985. Mais de 30 anos depois, as fitas cor-de-rosa que o acompanham agora são sinônimo do outubro. Betty Ford foi a catalisadora que realmente ajudou a dar início ao evento de uma semana, já que ela mesma era uma sobrevivente dessa doença.
Como Surgiu a Fita Rosa?
Charlotte Haley foi a primeira criadora da “fita de câncer de mama”, que originalmente era na cor pêssego, e não rosa. Haley, que lutou contra o câncer de mama (assim como sua filha, irmã e avó), ela começou a produzi-los na década de 1990, aos 68 anos. Como era uma pessoa estritamente popular, ela fazia as fitas à mão e as entregava no supermercado local. Chamando a atenção de Estee Lauder, Haley se recusou a trabalhar com eles. Em troca, a Estee Lauder decidiu mudar a cor para rosa chiclete e a icônica fita rosa permaneceu a mesma até hoje.
Outubro Rosa no Brasil.
Aqui no Brasil o movimento retardou um pouco mais para chegar. O primeiro sinal do envolvimento com a campanha se deu no ano 2002 em outubro, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa. Porém o evento foi caminhando em passos bem lentos anos após anos.
Foi em 2008 que o movimento ganhou forças em várias cidades brasileiras que abraçaram o outubro Rosa, fazendo companhas, promovendo corridas e, assim como no resto do mundo, iluminando os principais monumentos com a cor rosa durante a noite.
No Brasil o número de mortes por esse tipo de câncer continua em alta, devido ao grande número de diagnósticos tardios (com o câncer em estado avançado). Apesar que seja um problema comum o ano inteiro, Outubro Rosa chega para conscientizar e lembrar todas as mulheres a se cuidarem.
“Apoiamos e incentivamos todos os nossos leitores a se juntarem a nós neste mês em prol dessa causa!”
“Outubro Rosa!”
“Nós apoiamos essa causa!”
“Detecte os primeiros sinais de câncer de mama.”
“Vamos juntos levantar nossas vozes para essa luta.”
“Outubro, mês da Conscientização.”
“Outubro Rosa.”
“Outubro Rosa, Mês da Conscientização do câncer de Mama.”
“Outubro Rosa.”
“Mês da Conscientização ao Câncer de mama.”
“Outubro, Prevenção ao Câncer de Mama.”